Maria do Céu Santo nasceu em Leiria e foi para a Nazaré com 9 meses. Era uma criança feliz e descomplicada. Fez amigos e descobriu o amigo com quem se casou mais tarde.
Pensou em ser médica aos 15 anos e, no primeiro ano da faculdade, foi estudar para a Nazaré e chegou a estar um ano no hospital.
“Mantive sempre o cordão umbilical aqui à terra” – sempre que pode, Maria do Céu, vai nos fins de semana visitar a Nazaré e o mar é muito importante porque dá-lhe tranquilidade.
Maria do Céu Santo foi convidada pelo produtor Manolo Bello para fazer televisão. Começou no programa “SIC 10H” a desmistificar assuntos sobre a sexualidade. A médica apercebeu-se que a aceitação estava a ser boa e pouco critica em relação a um assunto polémico e com tabus.
“Que surpresa!” – Manolo surpreendeu Maria do Céu e afirma que esta falou com a maior das naturalidades e o produtor ficou encantado.
“A minha realidade ultrapassou a minha imaginação” – Maria do Céu nunca pensou que ia conseguir o que conquistou na vida, afirma que “os sonhos foram-me surgindo”.
A surpresa do marido para Maria do Céu: “Acho que és muito boa pessoa, que és genuína e te preocupas com o bem-estar de todos nós”, afirmando que tem o otimismo de desconstruir aquilo que é mau.
O marido da médica, Fernando Santo, deixou-lhe um pedido: “Deixa de ser tanto a ambulância que tens sido para todos, para olhares também um pouco para ti”.