A mãe de Nikita contraiu rubéola ao terceiro mês de gestação e aos três meses de vida das gémeas, a mãe começou a perceber que as filhas não tinham visão e que não seguiam objetos: “Foi aí que foi o grande choque, as duas meninas são cegas na totalidade”.
Depois de alguns exames descobriram que Nikita conseguia ver, mas não na totalidade e até aos 21 anos via só 40%. Tinha medo de perder a visão rapidamente e infelizmente foi o que aconteceu: “Fiquei muito assustada”. Nikita ficou cega aos 21 anos, em dezembro de 1999.
“A Nikita está cega e não vai ver mais na vida” – o diagnóstico que a cantora não queria ouvir. Chegou ao ponto de se vitimizar e de chorar muito e deixou de gostar de viver. Ser mãe foi mágico para Nikita e aprendeu a valorizar-se a si mesma.
“A deficiência não está nos nossos olhos, está nos olhos até dos outros”
Sofia, irmã de Nikita, é completamente cega desde que nasceu e às vezes pedia conselhos à sua irmã.
Em 1999 as vidas de Miguel e Nikita cruzaram-se como amigos e este acompanhou o processo do antes e do depois da situação. O amor foi crescendo e Miguel declarou-se e perguntou: “Gostavas de ser a mãe dos meus filhos?”.
A cantora Ágata foi muito importante na vida de Nikita tanto a nível profissional como pessoal. Levou-a para Lisboa para realizar o seu sonho e disse-lhe: “Gostei muito da tua voz miúda”.
“Eu tenho muito orgulho nela” – afirma Isael, filho de Nikita.