É uma mulher bonita e elegante para a sua idade, que veste com sobriedade e, ao primeiro olhar, parece haver um toque de masculinidade no seu vestir. É espirituosa, divertida, gosta de rir e até um pouco desorganizada nas lides domésticas.
Casada há quarenta anos com Jaime, há muito que deixou de sentir o fogo da paixão. Resta uma bela amizade. O seu filho, por quem é louca de paixão, vive agora em Londres. Quando a nora lhe pede que leve a neta, Tânia Patrícia, consigo para Penafiel, torce um bocado o nariz, mas não consegue dizer que não. Não tem muita paciência para lidar com uma jovem adulta, ainda por cima rebelde. Acaba por descurar completamente o comportamento de Tânia Patrícia.
Durante os muitos anos de casamento, teve alguns casos esporádicos. Nada sério, que a levasse a pôr em causa a sua vida. O último foi com um antigo colega de trabalho e, antes que a mulher dele a denunciasse a Jaime, convenceu o marido a mudarem-se para Penafiel, para poderem gozar a reforma em paz e sossego. Jaime foi com esse objetivo, mas ela tem dificuldade em acostumar-se a uma zona mais pacata.
Desde que se reformou, as redes sociais são o seu passatempo preferido. É pelo Facebook que conhece um homem de Braga, mais novo, que a fará largar o marido. Mas, para não destruir Jaime completamente, inventa que é gay e que irá viver com uma mulher. Abandona Jaime para ir viver o seu conto de fadas, que se transforma num pesadelo quando é roubada pelo seu novo amado. Perde todo o dinheiro das suas poupanças. Volta a pedir guarida ao marido, mas mantém a mentira sobre a sua orientação sexual.
Decidida a assentar arraiais, vai arranjar um hobbie que a mantenha ocupada. Antiga enfermeira reformada, começa a prestar cuidados de enfermagem na associação. Sabe que Jaime está embeiçado por Lurdes e torna-se amiga desta para, subtilmente, a afastar do marido. No fundo, só quando perde realmente Jaime, é que começa a dar valor ao que tinha. Mas Jaime pensa que ela está interessada em Lurdes e a sua vida torna-se numa bola de neve de mentiras e equívocos, cujo desenlace é inesperado