Resumo 'A Herança': Sofia tem convulsões e vai parar ao hospital

Teresinha fica com medo de perder a madrinha.

Resumo 'A Herança': Sofia tem convulsões e vai parar ao hospital

A Herança/Resumos

Vicente mostra-se sonso e sonda Brígida sobre o caso de Cláudia e Raul. Pergunta-lhe se nunca desconfiara do marido, mas Brígida mantém a sua postura ferida, em como a revelação foi um choque. Acusa Cláudia de querer manchar o nome da família.

Augusto chega a casa e encontra Sofia adormecida no sofá, acorda-a. Sofia sente-se muito fraca e não sabe o que aconteceu. Está enjoada e sem forças. Augusto fica alarmado e tenta ajudá-la.

Gonçalo avisa Beatriz que o cavalo foi localizado, mas que foi vendido a uma coudelaria. O filho de Augusto recebe uma chamada e fica alarmado. Beatriz percebe que o assunto é sobre Sofia e questiona-o, mas Gonçalo acusa-a de não se importar com o bem-estar da mãe e não lhe conta.

Bernardo, atrapalhado, diz a Teresinha que precisa de uma camisa decente para ir ter com a mãe à fábrica. Otávio pega na única camisa que o rapaz trouxera e acaba por sujá-la. Bernardo fica alarmado. Teresinha liga à madrinha para passar a chamada a Otávio, mas é Augusto quem atende.

Cláudia aparece na residencial, desesperada, e pede um quarto à irmã. Susana não quer lá a irmã e não demonstra empatia pelo que ela está a passar. Simão depara-se com as duas e faz com que Cláudia recue. Aproveita para pedir desculpa a Susana. Ela aceita o pedido, mas pede-lhe que a deixe sozinha.

Teresinha está preocupada com a madrinha, mas Sofia acha que só precisa de descansar. Gonçalo quer chamar um médico. Otávio aparece e pede explicações, percebendo que lhe mentiram ao dizer que Sofia estava no estrangeiro. Ele quer saber onde está a filha, mas Gonçalo não alinha nas mentiras e Teresinha sai com Otávio para não piorar a situação. Sofia sente-se cada vez mais maldisposta.

Vicente deixa um recado a Luís para que avise a mãe que anda à sua procura. Pedro repara e fica tenso, anuncia que não quer que o filho esteja com Vicente, pois é um estranho. Luís acha piada e explica que Vicente é só um amigo da mãe. Pedro fica irritado.

Cláudia aparece em casa dos Novais à hora de jantar e acusa-os de serem falsos moralistas. Menciona o mau carácter de Pilar, o namoro de Mariana com Pedro e os problemas de Rafael. Atira acusações a todos os membros da família. Pilar não admite a falta de respeito perante Brígida, mas a matriarca controla-se a olhar para Cláudia. A secretária expõe que Brígida tinha conhecimento da traição do marido e todos ficam em choque.

Brígida mantém-se em silêncio perante o confronto. Cláudia acusa a Novais de ter assassinado Raul. Ela exalta-se e sai da sala. Pilar e Rafael estão chocados. Gertrudes aproveita para anunciar que vai passar a morar na herdade.

Sofia desvaloriza os sintomas que sente, mas Gonçalo está preocupado. Ela tenciona chamar Pilar à razão e mostrar que não assassinou o pai.

Pilar recebe um telefonema de Sofia, pede-lhe que se unam para descobrir quem matou Raul. Ela vai até casa da irmã. Pilar acusa-a de ser o inimigo e insiste que a quer ver na prisão. Sofia tenta argumentar, mas cai com convulsões. Pilar fica em pânico e grita por socorro.

Gonçalo vê que a pulsação de Sofia está muito fraca e Teresinha nota que a madrinha perdeu cabelo. Decidem levá-la para o hospital. Pilar segue atrás deles.

Brígida está arrasada. Lucília surge e conta-lhe, emocionada, que foi Joca quem vendeu a história da traição à imprensa. Brígida pede desculpa por tê-la acusado injustamente.

Gonçalo entra de rompante no hospital com Sofia nos braços, grita por ajuda. As enfermeiras levam-na para a urgência. Teresinha está com medo de perder a madrinha e culpa Pilar.

*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela

Veja os episódios completos