Gonçalo conta a Rafael sobre as saídas de Raul e assume que roubou a agenda da fábrica. O filho de Augusto menciona a teoria de Raul ter uma amante, mas Rafael não quer acreditar. No entanto, diz que vai sondar Brígida e Pilar sobre a situação.
Mariana aparece no ginásio para falar com o pai, sobre a queixa, e tenta apoiá-lo. Simão assume que não assediou ninguém, mas ouve-se uma sócia falar mal dele. Mariana confronta-a, em defesa do pai, enquanto Heitor observa tudo. O bandido liga a Pilar a avisá-la que o seu plano está a dar frutos e conta-lhe que Susana expulsou Simão da residencial.
Pipa comenta com Olívia que no grupo da turma só se fala sobre a queixa de Simão. Diz à amiga que Susana deve estar triste com a situação, mas Olívia não demonstra empatia pela mãe. Félix aparece, furioso e confronta a filha sobre ter faltado ao teste. Olívia fica aflita.
Pilar vai ter com Simão ao ginásio e diz-lhe que pode ficar a dormir na herdade. Ele estranha o gesto da ex-mulher e prefere falar primeiro com Susana. Pilar finge ser compreensiva.
Olívia assume ao pai que não foi à escola e argumenta que não é preciso fazer um drama. Félix decide que a vai ter de pôr de castigo e deixa-a chocada.
Sofia aconselha Teresinha a fazer as pazes com Augusto, conta-lhe que ele planeia ir viver para um lar. Teresinha repara que a madrinha está maldisposta e Sofia comenta que os bolos que comeu não deveriam estar bons.
Simão conta a Susana que Pilar lhe disponibilizou voltar a dormir na herdade, mas que não quer ir. Tenta esclarecer a situação com Susana, mas ela argumenta que só quer sossego e incentiva-o a voltar à herdade. Simão, desiludido, vai buscar as malas ao quarto.
Joca visita Otávio no hospital, mas ele não o reconhece. O filho de Lucília disfarça, pede-lhe desculpa e fica sentido.
Bernardo está de malas feitas, pronto para sair de casa. Brígida pede ao neto que não vá, mas Bernardo acha que o melhor a fazer é afastar-se da mãe. Simão entra com as malas e Bernardo explica ao pai que fez frente à mãe e escolheu Teresinha. Simão fica orgulhoso do filho. Bernardo também o apoia quanto à queixa, pois sabe que ele não assediou ninguém.
Félix conta a Susana que Olívia faltou à escola. Ela fica preocupada com o comportamento da filha e põe em questão se Olívia estará a agir assim por ter descoberto a sua gravidez. Félix concorda e sugere que a tentem apoiar, devido à mudança familiar.
Bernardo chega à casa da Andorinha de malas feitas. Teresinha abre-lhe a porta e fica confusa. O namorado explica que teve de sair de casa uma vez que a escolheu e ela. A afilhada de Sofia fica comovida ao perceber que Bernardo abdicou dos luxos da sua vida por ela. Beatriz escuta a conversa atrás da porta, mas Teresinha ouve barulhos e apanha-a em flagrante.
Inês tem um encontro com Vicente, mas escreve uma mensagem a um número desconhecido a dizer que precisa de ganhar a confiança do vilão. Vicente agarra-a e começa a beijá-la, mas Inês corta-se, de propósito, num dedo para o conseguir afastar.
Rafael está a tomar conta de Luís e Pipa. Eles saem para o quarto e Rafael sonda Lucília se sabe se Raul teria conhecido outra mulher antes de morrer. A funcionária não sabe de nada e nunca ouviu tal conversa. Rafael encontra uma caneta de um hotel nas coisas de Luís e ele informa-o que foi Olívia que lhe emprestou.
Pilar conversa com Simão e tenta agradá-lo. Ele pergunta-lhe se está mesmo disposta a afastar-se de Bernardo por causa de Teresinha. Pilar argumenta que está a fazer um favor ao filho e acredita que ele ainda vai mudar de ideias, devido às regalias a que está habituado.
Beatriz avisa Bernardo que Teresinha vai passar a ser um alvo de Pilar. Ele confessa estar disposto a proteger a namorada, mas fica receoso.
Heitor está atento à conversa de Beatriz e Vicente, ao balcão do café. Beatriz pergunta-lhe se sabia da agenda secreta de Raul, e conta-lhe que ouviu Teresinha a falar sobre o assunto.
Olívia e Pipa aparecem para irem para a escola com Luís. Rafael pede a Olívia para ver a caneta que emprestou ao filho de Inês. A rapariga explica que Cláudia lhe trazia canetas de hotéis quando saía aos fins-de-semana. Rafael fica admirado e pede-lhe para ver todas. Olívia responde que até pode ficar com elas. Na sala, Inês repreende Pedro por não ter jantado com o filho como combinado.
Rafael vai a casa de Gonçalo e mostra-lhes as canetas dos hotéis que Olívia lhe deu. Verificam que correspondem aos hotéis marcados na agenda de Raul e percebem quem era a amante do Novais. Todos ficam em choque.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela