Lucília vê as notícias sobre os incêndios, preocupada. Inês chega e conversam sobre a ida de Rafael para o combate florestal. Lucília entrega uma encomenda que chegou para ela. É um presente de Vicente, mas Inês não o revela.
Clara avisa Vicente que Beatriz corroborou a sua acusação contra Sofia. Ele fica a sentir-se vitorioso ao saber que Beatriz terá de repetir o testemunho em tribunal. Pilar vê Clara sair do gabinete e sonda-a quanto à visita. A polícia informa-a que Sofia já saberia previamente que era filha de Raul antes de o conhecer, tal como Vicente afirmara. Pilar é apanhada de surpresa, mas fica desconfiada com a declaração e segue ao encontro de Vicente.
No gabinete, Pilar comenta o que Clara lhe contou e Vicente acrescenta que foi Beatriz quem confirmou a acusação. Pilar estranha e argumenta que Beatriz sempre demonstrou estar do lado da mãe. Vicente insinua que a relação entre ambas nunca foi saudável e garante que dificilmente Sofia se inocentará perante o testemunho da filha.
Sofia está preocupada por Beatriz não atender as suas chamadas e desabafa com Gonçalo. O filho de Augusto explica que Beatriz só está a tentar vingar-se por estarem juntos. Sofia fica revoltada.
Pilar tenta perceber o que levou Beatriz a mentir à polícia. Escreve algo no computador e prepara um envelope para enviar a Vicente. Antes de sair da empresa, liga à secretária a pedir que deixe o computador ligado para fazer uma atualização. Cláudia sai do seu posto e Pilar deixa o envelope em cima da sua mesa.
Olívia conta aos amigos como correu a audiência. Pipa muda de conversa e comenta o orgulho que sente pelo pai se ter tornado bombeiro amarelo. Pedro entra e diz ao filho que o passeio correu bem. Luís comenta que só ficou com os amigos porque Mariana lhe pediu. Pedro percebe que a namorada lhe mentiu e confronta-a. Mariana desculpa-se e explica que só queria passar tempo com ele.
Vicente prepara-se para sair da empresa quando Cláudia lhe entrega uma carta que lhe deixaram. O vilão fica imediatamente irritado e abre o envelope. Lê a ameaça a exigir que marquem um encontro na herdade, senão o livro de receitas será entregue à polícia.
Teresinha e Beatriz ficam aliviadas ao saber que a operação de Otávio correu bem. Gonçalo aparece, confronta Beatriz e acusa-a de se estar a vingar da mãe. Teresinha fica indignada e também se vira contra a rapariga. Beatriz chora de nervos e declara que foi Sofia quem a trocou por um homem. Beatriz mostra-se fria e não lhe interessa que Sofia vá presa. Teresinha dá-lhe um estalo e ataca-a.
Vicente chega à carpintaria para o encontro pedido na carta. Não sabe o que esperar. Pilar aproxima-se pelas suas costas com uma chave inglesa na mão.
Brígida e os netos comentam a operação de Otávio quando Lucília aparece e os alerta para as notícias. A unidade de Rafael está desaparecida no incêndio e sem comunicações. Todos entram em pânico e Mariana apressa-se a ligar para os bombeiros.
Vicente está amarrado e com um saco na cabeça. Começa a despertar a consciência e não consegue ver que é Pilar quem o confronta. Ela está com a voz distorcida através de uma app e ameaça-o para que confesse a verdade, pergunta-lhe se matou Raul. Vicente recusa-se a falar e Pilar agride-o com uma ripa de madeira.
No meio do confronto com Vicente, Pilar acaba por perder a sua pulseira. A filha de Brígida acusa-o de ter usado o livro de Idalina para falsificar a carta, mas Vicente insiste que está inocente. Pilar percebe que não vai conseguir arrancar-lhe uma confissão e deixa-o inconsciente.
Os Novais não conseguem entrar em contacto com Rafael. Brígida está em sofrimento. Lucília acha melhor ir buscar um calmante e fica surpresa ao encontrar Pilar na cozinha. Conta-lhe que Rafael está a combater o incêndio e ela apressa-se a tentar acalmar a mãe.
Vicente acorda desnorteado, tira o saco da cabeça e esconde-se ao ver que Teresinha está a entrar. A rapariga reclama sozinha pela vida estar a correr mal e repara na pulseira de prata. Vicente reconhece-a como sendo de Pilar e percebe que foi ela quem o raptou.
Sofia não encontra nada de relevante na agenda do pai e Augusto comenta que as coisas que se querem segredo não se escrevem, nem se guardam em lado nenhum. Sofia fica pensativa e começa a sentir-se perdido.
Amélia está revoltada com o estado de Vicente. Ele explica que Pilar ainda não entregou o livro à polícia porque também não quer ilibar Sofia, mas acredita que Pilar o mata se tiver a certeza que foi ele quem matou Raul. Amélia incentiva-o a apresentar queixa por agressão, mas Vicente tem uma ideia melhor.
Olívia está a fazer trabalhos no café quando Cláudia chega. Fala mal com a sobrinha e avisa-a que devia ter escolhido ficar com Susana, pois a mãe sempre fez tudo por ela. Félix corta a discussão e fica preocupado com a filha.
Brígida recebe uma chamada a informá-la que o fogo está controlado, mas Rafael e os colegas continuam desaparecidos. A Novais desespera e até Pilar se emociona. Alguém bate à porta da casa. Pilar fica surpresa com a visita de Vicente. Ele confronta-a com o rapto e avisa-a que encontrou a sua pulseira na carpintaria. Pilar puxa Vicente para os quartos para falarem melhor. Inês assiste a tudo.
Na cozinha, Inês fala com Lucília sobre as notícias do incêndio e descai-se quando Pipa pergunta pelo pai. Lucília faz-lhe sinal e mente à rapariga. Explica que um grupo de pessoas se perdeu na floresta e que Rafael está bem.
Vicente assume a Pilar que falsificou a carta, mas tem a certeza de que Sofia está ligada à morte de Raul. Pilar responde que já não confia em ninguém e que vai descobrir por ela mesma quem matou o pai. Aconselha-o a não de meter no seu caminho.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela