Brígida janta com a família. Teresinha aparece de rompante e consegue provar que a mala de Rosarinho é contrafeita. Brígida comenta que são falsificações, sem dúvida. Teresinha acusa Rosarinho de ser sonsa, mas Pilar defende-a. Rosarinho argumenta que foi enganada por uma amiga, mas Teresinha responde que não se deixa enganar, insinua que ela está sem dinheiro e anda com a mala falsa para manter as aparências. Acusa-a de se querer casar com Bernardo por interesse e não admite que a voltem a chamar de mentirosa.
Susana desabafa com Simão em como Olívia revelou que quer ir morar para longe com Félix. Simão aconselha-a a ser paciente. Susana responde que ainda espera ir a tempo de fazer a coisa certa.
Heitor encontra Vicente no restaurante a aguardar por Sofia. Quanto à morte de Cunha, avisa-o que se tem de manter afastado do radar da polícia, pois ainda tem assuntos pendentes a tratar com Pedro. Vicente responde que só tem de dizer à polícia que não sabe de nada, mas fica tenso com o confronto.
Sofia está nervosa. Envia uma mensagem a Vicente a avisar que vai chegar atrasada ao jantar.
Augusto está nervoso com o que Gonçalo está prestes a fazer, notando-o revoltado. Ele está a preparar-se para sair de casa e diz ao pai que vai fazer algo que serve de vingança contra Vicente, especialmente depois de perder a coudelaria. Pedro sai de casa com ele. Augusto fica sozinho e preocupado.
Susana vai ter com Félix ao café e desculpa-se por tudo o que fez, diz que ainda acha que podem ser uma família com Olívia. O homem não leva a sua proposta a sério, pois acha que é uma tentativa desesperada de não irem a tribunal e responde-lhe que não quer ter mais nenhuma relação com ela.
Vicente continua à espera de Sofia no restaurante, impaciente. Heitor está noutra mesa a beber uma cerveja, quando Marta e Teresinha entram. Heitor e Marta cruzam olhares e ela fica constrangida.
Inês pede a Pedro que fique com Luís, dizendo que tem de sair e não se demora. Pedro fica nostálgico e dececionado. Recebe uma mensagem de Mariana a dizer que tem saudades e queria ligar-lhe, mas Pedro decide não responder.
Gonçalo vai até casa de Beatriz. O ambiente é tenso devido ao plano de Sofia. Beatriz atira que não é difícil para ele fingir ser amante da mãe, mas o equitador desvia o assunto e responde que o único objetivo é livrarem-se de Vicente. Beatriz tenta que ele não vá para o quarto e continuem a conversar, mas Gonçalo sai e ela fica triste.
Inês entra apressada na casa principal e pede a Lucília que seja ela a servir o chá a Brígida. A colega fica confusa, mas dá-lhe o tabuleiro. Inês tira um bilhete do bolso do casaco sem que ela veja e deixa-o no tabuleiro. Quando Brígida chega à sala e se depara com o chá, lê o bilhete, onde diz que o suposto boato de Augusto foi invenção de Amélia e Gertrudes para os afastar.
No quarto, Gonçalo e Sofia estão constrangidos e nervosos. Ela está de roupão e servem-se de uma garrafa de vinho. Sofia recebe uma mensagem de Vicente a perguntar se demora muito. Decidem que é melhor não responder-lhe e preparam-se. Gonçalo despe a camisola enquanto Sofia vai avisar a filha.
Teresinha desabafa com Marta quanto a Bernardo e Rosarinho. Na mesa, Vicente recebe uma chamada de Beatriz a avisá-lo que tem de ir para casa, imediatamente. Ela finge-se muito nervosa e diz-lhe que eles lhes mentiram o tempo todo. Vicente fica cada vez mais confuso. Beatriz desliga e, sem querer, deixa cair um bibelot no chão. No quarto, Sofia e Gonçalo ouvem o barulho e acham que é Vicente. Gonçalo beija Sofia num impulso, mas ela afasta-o ao perceber que foi falso alarme.
Vicente chega a casa. Beatriz está chorosa e volta a dizer que Sofia e Gonçalo são horríveis. Depois abre a porta do quarto e entram de rompante. Sofia cobre-se com o lençol e finge-se surpresa por ser apanhada. Vicente fica estupefacto.
Inês regressa a casa e depara-se com Pedro adormecido no sofá. Olha-o com tristeza e saudade. O marido pede-lhe para ficar a dormir em casa e levar Luís à escola de manhã, mas Inês mostra-se firme e diz ser melhor ele sair.
Gonçalo está a acabar de vestir as calças quando Vicente avança para lhe bater. Sofia afasta-os e começa a explicar-se. Continuam todos a fingir que foram apanhados de surpresa até que Vicente pede para falar a sós com Sofia. Ela faz sinal a Gonçalo ao olhar para a tesoura em cima da mesa de cabeceira e ele acaba por os deixar a sós.
No quarto, o ambiente é tenso, pois Vicente está com o ego ferido. Sofia desculpa-se, dizendo que se voltou a aproximar de Gonçalo quando terminou a relação com Beatriz e que simplesmente aconteceu. O vilão diz que se sente destruído. Sofia teme que ele reaja com violência e pede-lhe que vá para casa de Amélia. Ele responde-lhe que não vai desistir, que voltará quando estiverem mais calmos.
Inês abre a porta a Beatriz que está arrasada e lhe pede para passar a noite com ela. A mãe de Luís não sabe o que se passa, mas abraça a amiga.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela