Resumo 'A Herança': Bernardo beija Teresinha pela primeira vez

O filho de Pilar declara-se, emocionado, a Teresinha.

Resumo 'A Herança': Bernardo beija Teresinha pela primeira vez

A Herança/Resumos

Sofia visita a afilhada. As máquinas a que Teresinha está ligada começam a apitar e ela tem uma convulsão. A médica apressa-se a entrar no quarto e administra-lhe uma medicação. Sofia está em pânico.

Bernardo está sentado na cozinha, preocupado com Teresinha. Mariana entra e o irmão confessa temer pela vida de Teresinha. A irmã tenta confortar o irmão. Pilar chega à cozinha e desdenha dos filhos por estarem preocupados com Teresinha. A filha faz-lhe frente e acusa-a de ter telhados de vidro.

A doutora conseguiu estabilizar Teresinha. Avisa-a que Teresinha foi levada para os cuidados intensivos e que as próximas horas serão cruciais. Sofia fica mais angustiada.

Beatriz conversa com Augusto e Gonçalo, sobre o estado de Teresinha, enquanto prepara uma mala para levar para o hospital. Vicente entra e fica irritado por Sofia não o ter informado que o estado de saúde de Teresinha piorou.

Lucília confronta a filha quanto às análises. Marta, sem fuga possível, confessa à mãe que foi um caso isolado e não voltará a acontecer. A irmã de Joca fica irritada pela mãe lhe fazer uma revista ao quarto.

Simão vai ter com Pilar ao quarto, não menciona o ataque de Sofia e comenta que depois do que fez a Teresinha não tem defesa possível. Pilar continua em negação, mas Simão tenta que ela admita. Pilar explode, confessa que se descontrolou, mas não tinha intenção de matar ninguém. Simão pega numa mochila com roupa e avisa-a que ultrapassou todos os limites.

Vicente está distraído ao telemóvel. Sofia sente que há algo de errado com Teresinha e desespera por ainda não ter notícias. Sofia vai até à receção do hospital, aproveita um momento de distração da funcionária para aceder ao computador, mas é apanhada. A funcionária chama o segurança, mas face ao estado de desespero de Sofia, ficam com pena dela.

Augusto enerva-se por não ter ido ao hospital ver Teresinha. O pai de Gonçalo começa a tremer bastante e as pernas falham-lhe. Gonçalo tenta acalmar o pai e chama uma ambulância.

Olívia come um bolo e pergunta a Cláudia o porquê da mãe andar a chorar. Cláudia reage mal, comenta que a rapariga vai ficar obesa e não se admira dela sofrer bullying na escola. Susana ouve o comentário maldoso da irmã e quer que ela saia da residencial de imediato. Cláudia fica em choque.

No ginásio, Rafael irrita-se com Marta por ela ter confessado à mãe ter ingerido o comprimido, mas ela garante-lhe que não mencionou o seu nome. Na receção, Simão pensa na confissão de Pilar e assim que vê Clara chegar ao ginásio, avisa-a que precisam de falar sobre a fuga de gás.

Pilar fica tensa quando Bernardo lhe conta que Teresinha piorou e corre risco de vida. Bernardo pergunta pelo pai e Pilar mente-lhe. Avisa o filho que não sabe nada de Simão e pede-lhe que lhe ligue.

Simão retrai-se e desiste da ideia de contar a verdade a Clara. A agente estranha o seu comportamento e informa-o que ainda estão a investigar o que terá acontecido. Mariana chega e o pai conta-lhe que saiu de casa.

Vicente desabafa com a mãe, pois sente-se saturado de estar a consolar Sofia no hospital. Amélia aconselha-o a aproveitar a situação para fortalecer os laços com Sofia. Nesse momento, Sofia chega a casa e Vicente, manipulador, garante que vai estar sempre ao seu lado aconteça o que acontecer.

Gonçalo acompanha o enfermeiro para junto do pai e ajuda-o a deitar-se no sofá. Augusto já está recuperado e face ao diagnóstico que o médico lhe deu, tudo se deveu a um episódio de congelamento. Gonçalo diz ao pai que a situação de Teresinha mexeu muito com o seu stress.

Bernardo olha para a fotografia de Teresinha que guardara no telemóvel, está com saudades e emociona-se desatando a chorar em silêncio.

Sofia não conseguiu dormir. Vicente pergunta-lhe se vai apresentar queixa de Pilar, mas ela avisa-o que ainda não tem provas de nada. Desabafa que só quer ver Teresinha a salvo e que depois tratará de Pilar. Nisto, recebe uma chamada do hospital.

O enfermeiro volta a levar Teresinha para o quarto de internamento. Quando sai, Bernardo entra, agarra na mão dela, emocionado, e pede-lhe desculpa por ter desejado a sua morte. Confessa que nunca se sentiu tão vivo como quando discute com ela. Bernardo pede-lhe que aguente e que se acordar, fará tudo de maneira diferente. Baixa-se para lhe dar um beijo na testa, mas cede ao sentimento e beija-a nos lábios.

*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela

Veja os episódios completos