‘Volto Já’, é uma série de comédia com 10 episódios de 6 minutos aproximadamente, que se passa no Porto, nos dias de hoje, e aborda a vida de uma loja tradicional, centenária e familiar no centro da cidade e as peripécias dos que nela trabalham e gravitam em seu redor, Virgílio, o proprietário, Maria do Carmo, a esposa, Beatriz, a filha, e José Paulo, o empregado.
Cada episódio de Volto Já conta uma história independente, sem prejuízo de estabelecer ganchos com os episódios anteriores e posteriores, e mantém o fio narrativo principal desta primeira temporada. Virgílio luta para manter aberta a sua loja, numa altura em que, apesar de centenária, ela nunca esteve mais ameaçada: o seu contrato de arrendamento está prestes a expirar e a imobiliária faz-lhe saber que a sua intenção é transformar a loja e o prédio onde está inserida num Airbnb.
Sr. Virgílio (o dono)
Virgilio é o proprietário da Loja, sucedendo assim ao seu pai, que sucedera e trabalhara para o seu avô. Com pouco mais de 50 anos, Lojista de terceira geração, Virgilio é conservador, aprumado, picuinhas. Conheceu e apaixonou-se por Maria do Carmo quando ela era cliente da loja, fez-lhe a corte, casaram e têm uma filha a entrar na adolescência, Beatriz que é a ponte para uma nova geração de pessoas e tecnologias com as atribulações que isso acarreta.
Maria do Carmo (a esposa)
Cinco anos mais nova que Virgílio, elegante, discreta, Maria do Carmo conheceu-o ao balcão da loja, era ela cliente. Apesar de as idiossincrasias e teimosias do marido lhe fazerem perder a cabeça amiúde, houve algo no formalismo antiquado dele e nos seus modos que a cativou.
Realista, é muitas vezes graças ao seu bom senso que a Loja se mantém à tona. É ela que está encarregue dos números, contas e afins da loja e quem mais realisticamente enfrenta o perigo que se adivinha.
José Paulo (o empregado)
É o empregado da loja desde os 16 anos e estabeleceu com Virgílio uma relação de discípulo/filho/irmão mais novo. É vítima dos excessos de rigor de Virgílio e as suas sugestões de modernizar a loja são sempre rejeitadas. Conhece tão bem o patrão que já lhe acaba as frases. Por outro lado, é muitas vezes a principal vítima das fúrias de Virgílio. Está preocupado com o possível fim da loja e tem feito um curso universitário nocturno de Gestão para se preparar para qualquer eventualidade.
Beatriz (a filha)
É a filha única de Mario do Carmo e Virgílio. Aos 13 anos, acabados de fazer, já entrou, sem pedir ao pai, no mundo da adolescência. Apesar de ser boa aluna, uma autêntica studygrammer, o início deste ano não tem sido fácil, pois a teimosia do pai fez com que não pudesse aceder às tecnologias necessárias para acompanhar a turma. Como todas a adolescentes, os pais embaraçam-na. Mas também é ela, muitas vezes a oferecer as soluções que eles precisam, especialmente no que a novas tecnologias diz respeito.
Trailer
Veja aqui o episódio de estreia, ‘A Loja’
Veja aqui o episódio 2, ‘O Velório’
Novos episódios às quintas-feiras, em exclusivo na Opto.