A Polícia de Segurança Pública (PSP) lançou nas suas redes sociais um alerta, que deve ter em conta, sobre o significado oculto dos emojis utilizados entre crianças e jovens, especialmente em conversas relacionadas com drogas ou teor sexual.
Em comunicado, a PSP apela aos pais e encarregados de educação, a especial necessidade de se manterem atentos aos riscos associados à internet e às novas dinâmicas, apelando a que monitorizem as atividades dos filhos na era digital.
Nos dias de hoje, a comunicação digital tornou-se a principal forma de interação entre crianças e adolescentes e os emojis tornaram-se, por sua vez, uma forma universal dessa mesma comunicação. Ainda assim, o seu significado evoluiu e pode ir além das simples expressões de emoções, representando desafios para os pais, educadores e autoridades, já que passaram a ser utilizados para representar temas sensíveis, como drogas, sexting e grooming (aliciamento online).
A polícia explica que um emoji pode ter vários significados e alguns deles assumem “duplo significado nas conversas mantidas entre jovens”, podendo existir “diversos riscos associados aos mesmos, especialmente quando estes símbolos são utilizados no âmbito de conversas de cariz sexual ou relacionadas com o consumo ou tráfico de drogas”.
No comunicado, a PSP faz a tradução de alguns dos emojis que podem estar a ser usados, como uma beringela (🍆), um cachorro quente (🌭) ou uma banana (🍌), que podem ser utilizados para falar sobre o órgão sexual masculino, enquanto o feminino é representado por uma flor (🌸), um taco (🌮), uma peça de sushi (🍣) ou um gato (🐱).
Já as plantas (🌿🍁) os corações de cores diferentes (💙❤️), os diamantes (💎), os rebuçados (🍬) ou bonecos de neve (⛄) serão alguns dos símbolos usados para descrever o tráfico ou consumo de drogas.
A polícia refere ainda, que os mais jovens, ao não saberem quem se encontra do outro lado do ecrã, podem estar a dialogar com alguém mais velho que pretende ganhar a sua confiança e, eventualmente, marcar encontros presenciais (grooming). Neste sentido, reforça o apelo aos pais e jovens para estarem atentos a este duplo significado dos ‘emojis’, pois podem estar perante uma situação de aliciamento sexual.
As autoridades mostram-se atentas a este fenómeno, "atuando preventivamente nos estabelecimentos de ensino através de ações de sensibilização".