BPI : 1,1 milhões de euros para capacitar quem faz a diferença na vida de pessoas com deficiência ou doença mental

A inclusão faz-se todos os dias e começa por apoiar quem trabalha no terreno. O Prémio Capacitar está à procura de projetos que tornem a sociedade mais equitativa e com mais qualidade de vida. As candidaturas decorrem até 16 de junho

Loading...

Conteúdo Patrocinado

Se integra ou gere uma instituição privada sem fins lucrativos que atua nas áreas da educação inclusiva, apoio psicossocial, qualificação profissional ou soluções de vida independente, esta oportunidade é para si. As candidaturas ao Prémio Capacitar estão abertas até 16 de junho. Para facilitar o processo às entidades interessadas, realiza-se, no próximo dia 20 de maio, uma sessão de esclarecimento online. Inscreva-se!

 

Em 2024, o Prémio Capacitar financiou 28 projetos, que estão a beneficiar cerca de 2700 pessoas. Entre eles estão negócios sociais, centros de apoio psicossocial, casas de autonomia, serviços de apoio domiciliário integrado e atividades culturais, desportivas e de desenvolvimento pessoal.

 

Desde a sua criação, em 2010, já foram distinguidos 335 projetos ao abrigo deste prémio, num investimento acumulado de cerca de 10,9 milhões de euros, com impacto direto em cerca de 52 mil pessoas. Cada um desses projetos recebeu, em média, cerca de 33 mil euros.

 

Mais de 37 milhões de euros atribuídos globalmente desde 2010

O Prémio Capacitar integra os Prémios BPI Fundação ”la Caixa”, um programa global de apoio à inclusão social que, só em 2025, destina 5 milhões de euros a iniciativas nas áreas de Infância, Solidário, Seniores e Capacitar. No total das 45 edições realizadas desde 2010, foram atribuídos aproximadamente 37,3 milhões de euros a 1168 projetos, beneficiando mais de 231 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

A seleção dos projetos vencedores realiza-se em três fases: uma primeira de avaliação técnica, uma segunda de análise por um grupo de mais de 20 avaliadores voluntários do BPI, e uma terceira para a decisão final por parte de um júri presidido pelo sociólogo António Barreto.

 

Para mais informações consulte o regulamento ou os sites do BPI e da Fundação ”la Caixa”.