Morreu Sidney Poitier aos 94 anos. Foi o primeiro ator negro a vencer um Óscar, pela participação no filme “Os Lírios do Campo”, de 1963. A notícia foi confirmada por uma fonte oficial do governo das Bahamas, onde o ícone cresceu, em Cat Island, depois de ter nascido em Miami.
Sidney Poitier era um dos últimos astros da Era de Ouro de Hollywood, e recebeu óscar honorário pela sua carreira em 2002. Além de integrar os elencos de “Adivinha Quem Vem Jantar”, “No Calor da Noite”, “Sangue Sobre a Terra” ou “Acorrentados”, Poitier era ativista pelos direitos civis, recebendo por isso a Medalha Presidencial da Liberdade por Obama, em 2009.
O ator não teve apenas uma dinâmica revolucionária na comunidade artística negra, que via nos ecrãs um homem negro com papéis complexos na sétima arte, mas era também um ícone contra o racismo e da luta pelos direitos civis. Oprah, Denzel Washington e Jamie Foxx são apenas alguns dos exemplos que citaram Poitier como herói que teve um impacto imensurável nas suas vidas.
Aos 94 anos, o ator tinha ainda dois Globos de Ouro, um Grammy e um BAFTA no seu currículo.