SIC

Perfil

Jura (2006-2007) - Sinopse

SIC > Entretenimento > Novelas + EntretenimentoEstreia: 18-09-2006

JURA é a história de um grupo de amigos. Quatro casais: Paulo e Simone; Nuno e Letícia; Bárbara e André; Fernando e Diana. E também de Telma, a solteirona do grupo. Quatro histórias de pessoas que viveram os vinte ao máximo e que lutam agora para sobreviver aos trinta.

JURA é também a história de Simone e de Paulo. Simone tem tudo para ser feliz. Um marido carinhoso, bonito e que a ama. Um filho que adora e que é a melhor coisa que tem na vida. Um emprego absorvente, no qual se sente realizada. Então como explicar esta urgência de mudar que a faz tremer de ansiedade e pôr tudo em causa? E como responder a essa urgência? Às vezes é preciso mudar. Mesmo que a mudança seja traumática.

Após nove anos de casamento, estão numa encruzilhada. E só tem trinta anos. O que está para além da vida que conhece, o desejo de conhecer mais, a insatisfação com o dia-a-dia, tudo a perturba e fragiliza, pondo em causa o casamento.

Quando Simone decide sair de casa, a realidade torna-se dramaticamente evidente: o casamento, a família, a casa, a estabilidade de uma vida podem desmoronar-se num segundo. Os amigos de Simone e de Paulo começam a sentir e a compreender o quão frágil podem ser, de facto, as suas relações.

Por entre o desejo de serem excelentes profissionais, a vontade de construírem famílias, e a sufocante velocidade da sociedade de consumo, estas vidas vão cruzar-se em histórias em que a sensualidade, o erotismo, o amor, a paixão e o ciúme estarão sempre presentes.

Tudo começou com Paulo, Fernando e Bárbara. Eram amigos, na escola secundária, e formavam um trio imbatível. Paulo era o sensível, Bárbara a pragmática e Fernando o playboy. Passaram quinze anos e as coisas não mudaram muito. Paulo encontrou em Simone o amor da sua vida. Bárbara tornou-se uma advogada de topo e luta dia-a-dia para se afirmar num mundo liderado ainda por homens. Fernando continuou a coleccionar namoradas e amantes, mesmo depois de casar.

Após a entrada de Simone, o grupo só se voltou a alargar na faculdade. Foi aí que Paulo e Bárbara conheceram Nuno, Letícia e André. Bárbara acabaria por casar com André, contra a expectativa de todos. André era muito diferente de Bárbara, mas é verdade que os opostos se atraem. Só mais tarde chegou Diana, através de Fernando, e com ela, Telma, a solteira do grupo. Fernando, Paulo, Nuno e André levaram a sua amizade para o mundo dos negócios. São sócios de um restaurante no centro da capital, ‘Fusão’. Paulo e André dedicam quase todo o seu tempo ao restaurante. Nuno continuou a ser um advogado mediático e Fernando trabalha na área dos seguros.

As mulheres dividem o seu tempo entre as carreiras e a família. Simone é médica, especializou-se em medicina interna e para além do Hospital trabalha no INEM. Bárbara batalha para ser sócia do seu escritório de advogados. Diana gere um Spa de luxo e Telma trabalha como relações públicas no restaurante dos amigos. Só Letícia deixou a advocacia para se dedicar em exclusivo à família. Esta decisão é mais que um contraponto à sua geração. É uma aposta de vida que lhe vai sair cara.

As rupturas, as traições, os reencontros e as loucuras sucedem-se ao ritmo de uma grande cidade. Jura é a história de muitos desejos. De mudança, de descoberta, de encontro. Do desejo de procurar sempre a felicidade, onde quer que ela esteja.



Personagens

Simone (Patrícia Tavares)

Simone tem uma vida perfeita. Um homem que a ama, uma criança maravilhosa, uma bela casa, um óptimo emprego e um nível de vida confortável, mas não é feliz. A rotina diária, as obrigações, o casamento e tudo o resto entra em curto-circuito à medida que se aproxima o dia do nono ano de casamento. Está com uma prematura crise da meia-idade e quer uma mudança radical na sua vida, sentindo que ainda vai a tempo.


Paulo (Ricardo Pereira)

Paulo é um dos donos de um sofisticado restaurante de comida de fusão e é um idealista em todos os sentidos. Contudo, a sua mulher Simone decide deixá-lo e, de um dia para o outro, deixa de ser feliz para se ver só com o seu filho ainda jovem e um casamento de nove anos completamente desfeito. Será ele capaz de ultrapassar esta crise e de prosseguir com a sua vida?

Bruno

Bruno trabalha com Simone no hospital e passa horas a olhar e a fantasiar sobre ela. Bruno não sabe muito sobre o amor, mas sabe como ser um amante. Quais são as fantasias que lhe passam pela cabeça? Será ele o tal que há-de oferecer a Simone a vertigem que ela procura?

Gloria (Ana Bola)

Gloria é a mãe de Simone e é uma enfermeira que cuida de doentes terminais. Está apostada em convencer a sua filha de que o seu casamento merece uma segunda oportunidade. Haverá mesmo segundas oportunidades para os casamentos falhados? Haverá, de facto, uma cura para o amor perdido?

Joaquim (Rogério Samora)

Joaquim é um famoso curador de arte com fama a nível internacional. Há 10 anos foi professor de Diana quando esta tirava o curso de História de Arte. Nessa altura, tiveram um romance, mas Joaquim saíu do país e Diana não o via desde essa altura. A vida vai voltar a pô-los cara a cara. Diana encontra-se num momento de particular fragilidade e Joaquim vem preencher um vazio que ela encontrou na sua vida. Joaquim é uma pessoa muito descomplexada e desapegada. Gosta de pessoas interessantes e as suas viagens pelo mundo abriram-lhe os horizontes para culturas e modos de estar que o colocam um nível acima do comum dos mortais. Tem dinheiro e está habituado ao melhor. Não é muito afectado, mas tem uma educação que por vezes o faz parecer arrogante.


Fernando (Pêpê Rapazote)

Fernando é dono de uma pequena mas importante agência de seguros. Casado com Diana, pensa que as pessoas devem viver o momento. Ele tem casos com mulheres, umas atrás das outras, sem sequer impor limites, embora declare estar completamente apaixonado pela mulher. Pouco a pouco ficará insatisfeito com a sua vida. Talvez a vertigem que sente com a sua vida cheia de encontros passageiros não seja senão o reflexo de um vazio que não está preparado para aceitar.

Diana (Carla Chambel)

Loucamente apaixonada pelo seu marido, ela teve que pôr um fim aos contínuos casos dele. Isto tornou-a numa mulher ciumenta e obsessiva até ao ponto de espiar os telefonemas do marido, os papéis e os encontros. Chegou mesmo a envolver os seus amigos numa discussão. Brevemente a sua vida conhecerá uma mudança dramática.


Telma (Alda Gomes)

Telma é uma solteirona incurável. Apesar dos seus enormes esforços para encontrar um companheiro, parece nunca sair-se bem. É maître no restaurante de Paulo, e embora seja muito charmosa, precisa de alguém com quem partilhar a vida. Durante muitos anos, e por várias vezes, Telma foi a amante de Fernando, apesar de ela ser a melhor amiga de Diana.


Letícia (Ana Rocha)

Letícia é a perfeita dona de casa. Sensível, atraente e bem-educada, preocupa-se com os mais pequenos detalhes da sua casa. Apesar disso, em breve procurará no álcool um escape pela falta de afecto que o marido Nuno tem por ela. Por outro lado, a sua amizade íntima com Fausto, o chefe responsável do restaurante, tornar-se-á um meio de se revoltar contra a ordem imposta pelo marido.

Nuno (João Cabral)

Nuno é um advogado de sucesso. É o clássico workaholic, bastante tímido em questões do coração, mas bastante agressivo quando se trata da sua carreira. Tenso, tradicional, conservador, homofóbico e profundamente vaidoso, a família e a carreira são a fonte do seu orgulho. No entanto, o stress em que vive e o incipiente alcoolismo da mulher transformá-lo-ão num homem solitário, inseguro e paranóico.

André (Rui Mello)

André está completamente apaixonado pela mulher, Bárbara, e ambos têm uma filha de nome Leonor. Nunca conseguiu assegurar uma estabilidade económica porque tende a gastar mais do que ganha. É administrador do restaurante Fusão, mas a sua má gestão financeira leva-o a um terrível golpe: precisa de repor - sem o conhecimento dos amigos (todos pensam que tudo vai bem com o negócio)- uma considerável soma de dinheiro.

Bárbara (Ana Brito e Cunha)

Bárbara é uma advogada de sucesso e sócia de uma afirma prestigiada. É prática, autoritária, exigente e totalmente absorvida pela carreira. Tornou-se mãe recentemente e tem lutado para se ver bela de novo de modo a poder dar livre curso ao seu erotismo. O casamento com André é satisfatório, mas tem mantido um insignificante caso extra matrimonial com Fernando. No entanto, a sua vida ficará de pernas para o ar quando descobre que o seu marido tem uma dívida de milhões com os sócios do restaurante.

Marta (Rita Viegas)

Marta veio para Lisboa para estudar teatro e paga as suas aulas trabalhando como empregada no restaurante. Não havia planeado envolver-se com ninguém, mas rapidamente a situação se altera quando o patrão, Paulo, fica sozinho. A sua inesperada excitação desaparecerá assim que se apercebe que Paulo ainda está apaixonado pela ex-mulher, Simone, uma sombra permanente que dificilmente lhe permitirá ser feliz.

Fausto (Alexandre Silva)

O novo chefe responsável pelo restaurante é uma pessoa alegre, descontraída e abertamente homossexual. Rapidamente desenvolve uma profunda amizade com Letícia. Isto enraivece Nuno, o marido de Letícia, que é um homofóbico impenitente.


Catarina (Cláudia Semedo)

É enfermeira e partilha a casa com Marta. Casará em breve com Bruno, que é também seu colega no hospital, mas estes planos alterar-se-ão quando ele cancela a boda e lhe confessa que está apaixonado por outra mulher. Completamente devastada com a notícia, Catarina decide descobrir a verdadeira identidade da mulher que lhe roubou o único amor da sua vida.


Rodrigo (João Tempera)

Rodrigo é audacioso, amante das aventuras e do perigo. A sua vida é um itinerário de constantes viagens, esticando sempre os limites do perigo extremo. Não sabe como lidar com a sua vida amorosa, sobretudo quando se envolveu com Telma. Vai sofrer depois de descobrir a relação paralela que ela tinha há anos com Fernando.

nas redes

pesquisar