Perfil

SIC

As Dicas da Lé: um chá muito especial

Aprenda a cultivar erva-príncipe e limpe o seu organismo!

O outono já dá um arde sua graça e aqui no palacete já apetece uma manta e um chá quente.

 

Eu sou apreciadora dochá de erva-príncipe, Cymbopogon citratus. Esta planta é originária da Índia epara além de chá também é utilizada como legume e especiaria aromática. É umingrediente usual na cozinha tailandesa por exemplo.

 

 

Hoje encontra-se umpouco por todo o lado e até a podemos cultivar no jardim.

 

 

A erva príncipe possui propriedades bactericidas, desinfectante, calmantes,diurética, anti-depressiva e um aroma fresco de limão. As folhas podem sercortadas continuamente conforme as necessidades. A infusão (porque é este onome correto e não chá) com as suas folhas secas ou frescas tem um agradávelcheiro a limão. Aliás em inglês é vulgarmente conhecida por  lemongrass.

 

 

A infusão daerva-princípe é reconhecida pelas suas propriedades anti-depressivas, pois é umóptimo calmante, e desinfectante. É muito recomendada a quem tem problemasurinários. 

 

  • Comopreparar o chá

Para fazer ochá, coloque 4 colheres de sopa de ervas em 1 litro de água a ferver, coe ebeba 2 a 3 chávenas durante o dia, quente ou frio.

 

Para sentiros efeitos benéficos da planta tem de beber o chá regularmente.

 

  • Comocultivar a planta erva-príncipe

No exterior, a erva-príncipe faz-se uma bonita planta ornamental,extremamente aromática e de fácil de cuidar.

 

Ela prefere solos bem drenados mas com algum grau de humidade porque a suaorigem é tropical e necessita de pleno sol ou a meia sombra.

 

Cá não é costume darem flor...mas no seu ambiente natural sim.

 

É fácil espalhá-la através da divisão de caule e raiz, pois estas sãopouco profundas, daí ser indicada para plantar num vaso numa varanda oumarquise.

 

Lute contra o sistema e cultive o seu próprio chá! Aposto que há um cantinhona sua casa onde caberá um vaso para esta maravilha da natureza!

 

nas redes

pesquisar