Perfil

SIC

Capítulo 3 - "As pessoas"

Capítulo 3 - "As pessoas"

Falamos de quem ouve o diagnóstico, de quem o dá e do contexto em que tudo isto acontece

No terceiro capítulo da Grande Reportagem "O Mal Entendido: as doenças a que chamamos cancro" dedicamo-nos às pessoas.

Às pessoas que se sentam diante de um médico num momento de aflição. E às pessoas que, dentro das batas, lidam com a perigosa falta de tempo para dedicar a cada doente, com os absurdos caminhos burocráticos que limitam a qualidade e a quantidade do que podem oferecer aos doentes, com a falta de recursos humanos, com a falta de planificação e de estratégia a longo prazo.

E com as diferenças entre o que podem oferecer aos doentes, dependendo da zona do país em que vivem.

CAPÍTULO 1 - NÃO HÁ DOENÇAS, HÁ DOENTES

CAPÍTULO 2 - OS NÚMEROS

"O Mal Entendido: As doenças a que chamamos cancro" é um trabalho de Miriam Alves, Rogério Esteves, Rui Berton e Diana Matias, com grafismo de Paulo Alves, Rui Aranha e Fernando Ferreira e ilustrações de António Jorge Gonçalves. Conduzidos por quem vive a doença, por quem a trata e por quem a investiga.

  • Capítulo 1 - "Não há doenças, há doentes"

    Capítulos

    Conduzidos por quem vive a doença, por quem a trata e por quem a investiga, procuramos respostas para as grandes perguntas sobre a doença que mais tem aumentado em todo o mundo: o que é o cancro? Qual é a importância da relação entre médico e doente? Como se lida com a notícia e com a incerteza? Que caminhos se trilham nos laboratórios?

nas redes

pesquisar