SIC

Perfil

E Se Fosse Consigo? - Homens vítimas de violência doméstica

E Se Fosse Consigo? - Homens vítimas de violência doméstica

Programa de 25 de setembro!

  • Um casamento feliz até se instalar o ciúme e o controlo

    E se fosse consigo

    António Lopes casou com vinte anos, a mulher tinha dezasseis. Um casamento feliz até se instalar o ciúme e o controlo. A rua passou a estar-lhe proibida, o sofá e a televisão passaram a ser o seu mundo. O dinheiro era uma das fontes dos problemas, a pequena reforma que recebia, a mulher queria-a por inteiro. Ao fim de 20 anos, a violência instalou-se e subiu de tom. António diz que foi suportando muitas agressões, mesmo à frente das filhas, sem responder nem apresentar queixa. Até ao dia em que não aguentou e "respondeu". Acabou preso 4 meses.

  • Daniel Machado conta como foi humilhado, agredido e obrigado a cortar com os amigos

    E se fosse consigo

    A "história" de Daniel Machado parecia igual a muitas outras. Conheceu a namorada através de uma amiga, apaixonou-se, e acreditou que tudo ia correr bem. Mas dos pequenos sinais de controlo até à primeira agressão foi um curto caminho. Com o ciúme como mote, foi vigiado, humilhado, agredido, obrigado a cortar com os amigos. Passou a evitar ter discussões na cozinha, onde havia facas, e diz que pôs um ponto final à relação num dia em que as agressões ocorreram dentro do carro, quando estava a conduzir. Nunca quis responder às agressões.

  • Qualquer homem pode ser vítima de violência doméstica

    E se fosse consigo

    Andreia Machado e Marlene Matos, investigadoras do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, não têm dúvidas de que há um longo caminho a percorrer para que a sociedade e as instituições olhem para os homens vítimas de violência doméstica sem os julgar nem fazer juízos de valor. Autoras do estudo "Homens vítimas de violência na intimidade: das características aos significados", feito entre 2012 e 2016, falam sobre a realidade que abordaram e os resultados que obtiveram. Sublinham que não existe um perfil que torne as pessoas mais vulneráveis ou mais em risco de serem vítimas. Qualquer homem pode ser vítima.

  • És mesmo um estúpido, és um parvalhão! E Se Fosse Consigo?

    E se fosse consigo

    As mulheres são as maiores vítimas de violência doméstica mas os homens também são alvo deste crime. Os últimos dados do Ministério da Administração Interna revelam que o número de denúncias tem aumentado, sobretudo no contexto de relações de intimidade. E se tudo se passasse em plena luz do dia à vista de todos? E se fosse um amigo seu a ser maltratado por uma mulher em plena via pública? Durante a experiência com os atores, isso aconteceu.

nas redes

pesquisar