Perfil

SIC

Best Bakery - Resumo do 5º Programa

Ana Guiomar, Luca Arguelles e Telmo Moutinho continuam a sua viagem pelo Norte do país e vão até à região do Minho!

www.ramondemelo.com

Best Bakery - A Melhor Pastelaria de Portugal continua a sua viagem pelo Norte do país e esta semana vai estar na região do Minho. É em Guimarães, Braga, Maximinos (Braga) e Ponte de Lima que vamos ao encontro de mais quatro pastelarias que ambicionam o título de melhor pastelaria de Portugal.

Em Guimarães ficamos a conhecer a uma pastelaria que é uma história de amor. A história de como um casal dedicou toda a sua vida à Pastelaria Clarinha, que agora nas mãos das suas filhas continua a manter as tradições e os segredos da doçaria conventual da região. Clara e Rosário têm todo o orgulho em dar a provar aos nossos jurados o que de melhor se faz na sua família.

Os jurados rumam à cidade dos arcebispos e é aí que encontram uma pastelaria cheia de gente jovem, tal como a cidade. Inspirados pelas viagens e pelo mundo que os rodeia, na Spirito Cupcakes & Coffee fazem os seus bolos e gelados com as melhores matérias primas, na tentativa de criar algo tão saboroso como as suas avós faziam. São estes sabores que os jurados vão procurar nos bolos que Nuno e Nádia têm para lhes dar.

Os nossos jurados vão continuar a desbravar os caminhos das terras da “Callaecia”, da Eterna Cidade de Bracara Augusta. É na freguesia de Maximinos, que encontramos a Casa dos Croissants, uma pastelaria onde o saber e sabor foi transmitido ao longo de gerações. José Costa, mais conhecido por Mané, e o seu pai Manuel são os pasteleiros que atualmente guardam os segredos das receitas dos seus antepassados. A Casa dos Croissants já foi Casa Cid mas, com a chegada de Mané, optaram por adotar o nome do bolo que mais fama dava à casa

Finalmente, os jurados viajam até à vila mais antiga do nosso país: Ponte de Lima. É lá que encontramos Vitor, um ambicioso pasteleiro que decidiu acabar com os bolos tradicionais e rumou até França e Bélgica para se formar. Das viagens trouxe uma imagem mais sofisticada e apelativa à sua pastelaria, Arte do Lima.

nas redes

pesquisar