SIC

Perfil

Vamos salvar a Terra

Vamos salvar a Terra

É uma grande oportunidade para salvar a Terra: o Mundo reúne-se em Nairobi, Quénia, entre 6 e 17 de Novembro, para decidir o que fazer - como impedir a poluição de destruir o nosso planeta.

A sua opinião é parte da solução. A SIC e o Sapo lançaram um inquérito aos utilizadores, sobre Poluição e Ambiente. O objectivo era saber até que ponto os portugueses estão dispostos a sacrificar boa parte da sua comodidade para reduzir os índices de poluição que põem em risco a vida no planeta.

Resultados surpreendentes

Foram obtidas 11.311 respostas ao inquérito, com resultados surpreendentes.

Mais de 70 por cento dos participantes afirmaram estar dispostos a pagar mais para usar energias menos poluentes e a mesma percentagem concorda com a redução de velocidade nas rodovias.

No que se refere aos veículos particulares, 54 por cento dos inquiridos defende a interdição de circulação de viaturas privadas no centro das cidades e 27 por cento aceita a política de introdução de portagens para entrar nas cidades. É praticamente consensual, entre os participantes, que os veículos mais poluentes paguem mais impostos.

Estes resultados demonstram que a opinião pública portuguesa, além de consciente dos problemas ambientais da actualidade, está ciente do seu papel; 80 por cento dos inquiridos afirma já se ter sentido responsável pela poluição.

O ar condicionado é o bem do qual mais portugueses se dizem dispostos a abdicar para evitar a poluição.

Ao longo dos próximos dias, a informação da SIC estará também particularmente atenta ao que se vai passar em Nairobi.

nas redes

pesquisar