Fez-se passar por uma amiga para burlar a vítima e, no final, pediu-lhe desculpa. Aconteceu em Portugal

A vítima de tentativa de burla contou-nos tudo o que aconteceu. “Nunca tinha ouvido algo semelhante.”

WhatsApp logo displayed on a phone screen and a laptop are seen in this illustration photo taken in Krakow, Poland on November 27, 2022. (Photo by Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images)
WhatsApp logo displayed on a phone screen and a laptop are seen in this illustration photo taken in Krakow, Poland on November 27, 2022. (Photo by Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images)

SIC Mulher

Irene Vale, de 26 anos, foi vítima de uma tentativa de burla. O episódio aconteceu esta sexta-feira, dia 13 de janeiro, e foi partilhado pela própria nas redes sociais. O burlão fez-se passar pela amiga no Whatsapp.

O homem chegou mesmo a colocar uma fotografia da amiga de Irene no perfil, alegando que aquele era o seu “número provisório” porque o telemóvel “avariou” e estava na “assistência técnica para reparo”.

Em declarações à SIC Mulher, Irene explicou que a sua primeira reação foi de “estranheza porque a minha amiga não escreve assim quando fala comigo, mas não pensei imediatamente em burla”. Respondeu-lhe naturalmente “até ler a mensagem sobre o pagamento que queria que eu transferisse 1200 euros para o suposto NIB dela”.

Ao aperceber-se da situação, Irene ligou imediatamente para a amiga em questão “para a alertar e para ela conseguir alertar os contactos próximos dela para que estes também não caíssem na burla”. Depois, decidiu alimentar a conversa. Razão: “Extrair ao máximo as informações que conseguisse para, de alguma forma, conseguir penalizar a pessoa que está por trás daquilo”.

O burlão disse-lhe que tinha que fazer “um pagamento importante hoje só que a pass da aplicação está noutro telemóvel”. Pediu-lhe 1200 euros e deu-lhe os dados do IBAN. O nome do titular não era o da amiga nem de alguém que conhecesse. “À medida que íamos falando eu ia tirando prints a tudo para ficar registado. No final, envie-lhe um documento a fingir ser o comprovativo para o mandar à m**** e ele saber que eu percebia o jogo que ele estava a fazer”, explicou Irene.

DR
Loading...