Júlio Isidro homenageado com o Globo Mérito e Excelência recorda o primeiro 'não' da carreira: "Não ficas porque és o mais feio"

Com 65 anos de carreira, o Júlio Isidro estreou-se aos 15 anos na RTP e, desde então, esteve sempre ligado ao mundo do audiovisual

Júlio Isidro homenageado com o Globo Mérito e Excelência recorda o primeiro 'não' da carreira: "Não ficas porque és o mais feio"

Globos de Ouro/Gala XXIX

Júlio Isidro foi o grande homenageado com o Prémio Mérito Excelência na edição deste ano dos Globos de Ouro. Apelidado de Senhor Televisão e com 65 anos de carreira, o comunicador estreou-se aos 15 anos na RTP e, desde então, esteve sempre ligado ao mundo do audiovisual.

O apresentador, radialista e autor foi a cara de alguns dos programas mais marcante da televisão nacional, entre os quais: ‘O Passeio dos Alegres’, formato de variedades que deu a conhecer vários artistas nacionais. Mas é possível enumerar ainda programas como ‘Fungagá da Bicharada’, ‘Jardim das Estrelas’, ‘Amigo Público’, entre outros.

Já na rádio, Júlio Isidro iniciou o seu percurso na Rádio Clube Português, passando depois pela Rádio Comercial, onde apresentou o mítico programa ‘Febre de Sábado de Manhã’. Já na Antena 1, conduziu o programa semanal ‘A Ilha dos Tesouros’, e atualmente apresenta, juntamente com Paulino Coelho o formato Hotel Califórnia, na Rádio Renascença.

Ao longo da sua carreira entrevistou vários nomes de relevo nacional, mas não só. Júlio Isidro teve a oportunidade de conversar com estrelas internacionais como Dustin Hoffman, Meryl Streep, Vinícius de Moraes, Oprah Winfrey, Woody Allen, Mel Gibson, Harrison Ford, entre outros.

Foi também responsável por descobrir vários artistas nacionais entre os quais os Trovante que completam 50 anos de carreira em 2026. “Sempre achei que a televisão e a rádio não eram minhas, e se eu tinha este poder, tinha a obrigação de o exercer em serviço público (…) E orgulho-me de todos os que lancei, menos daqueles que têm falta de memória e apagaram esse facto dos seus currículos”, confessou numa entrevista à revista ACTIVA.

Além da rádio e da televisão, Júlio Isidro aventurou-se no mundo da literatura infantil, tendo lançado vários livros como ‘101 Histórias do Tio Julião para fazer oó’, ‘O Planeta de Cristal’, ‘Ideias Giras’, entre outros.

Atualmente é umas das vozes da RTP Memória e rostos de programas do canal como ‘Traz prá Frente’ e ‘Inesquecível’.

Loading...